MSN e afins

Há uns dois dias, conversava eu com uma amiga e caímos, nem me lembro porque, no assunto msn e orkut. Falei pra ela que um dia pensei sobre esses novos meios de comunicação e como é engraçado o fato de que eles acabam criando novas maneiras de socialização e relacionamento. Alguns dos temas que me chamam a atenção são os seguintes:
1- Bloquear contatos - Essa opção é, na minha opinião, a pior das punições. Em regra, significa basicamente que tu não quer falar com a pessoa bloqueada. As razões podem ser diversas, inocentes até. Mas conversando com outras pessoas, vejo que é algo que ninguém quer que seja feito consigo. Eu particularmente quando começo a "falar" com alguém e quero manter o papo, bloqueio os outros contatos pois sou incapaz de manter várias conversas ao mesmo tempo. Mas já bloquei gente pra não falar mesmo. Penso, além disso, que dependendo do caso, reflete uma regra básica da vida real: quer fazer algo, faz bem. Se tu bloqueia alguém e não bloqueia algum conhecido em comum, tu vai descobrir pois esse alguem comum vai dizer "ah, to falando com ciclano, ele ta online" e o ciclano ta offline pra ti. Já passei por isso. Dá uma raiva desgraçada. Vontade de mandar a pessoa tomar no cú e todo tipo de xingamento similar. Penso que é como mentir: quer mentir, então faça bem, pq pior do descobrir que mentiram pra ti, é ver que a pessoa foi incapaz de tentar esconder direito, e tu fica com a sensação de, não só ter sido passada pra trás, mas que ainda por cima, foi tirada pra burra. Pensem nisso antes de bloquear alguém, queridos leitores.
2- Início de conversas. - Sempre motivo de conflito, pelo menos pra mim. Não suporto o fato de sempre puxar papo com alguém. Chega uma hora que o orgulho fala mais alto do que a vontade de manter contato. Tive experiências péssimas nesse assunto e hoje me recuso a ficar catando a pessoa. As vezes levo tempo, mas eventualmente largo de mão e passo a nutrir uma pequena raiva da pessoa. Percebi em conversas que muita gente partilha desse sentimento (o de não querer passar por chato e ficar sempre puxando papo, não o da raiva, que é coisa bem minha, que posso ser bastante rancorosa, infelizmente).
3- Demora na resposta - Como já disse, sou incapaz de manter mais de uma janela aberta. A minha incapacidade de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo vai além disso, mas no msn fica bem claro. Por isso, quando falo com alguém, falo só com aquela pessoa. Mas tem gente que mantém mais de uma conversa na boa, que não tem o mesmo problema que eu. Mas inevitavelmente as respostas vão demorar, tu manda a mensagem e fica esperando aparecer aquela coisinha dizendo "fulano está escrevendo uma resposta" e nada. As vezes tu sai, faz outra coisa, volta e nada. Fico agoniada com isso, mas é normal.
4-Tamanho dos diálogos - Eu não trocaria nunca uma boa conversa telefônica por msn, skype, qualquer dessas coisas. Mas como é muito mais em conta utilizar de meios de comunicação virtuais, acaba sendo bem mais utilizado do que a tecnologia inventada por Alexander Bell. Talvez por isso, tenho a tendência de escrever frases enormes, ao invés de mandar as coisas pingadas, tipo "ontem fui pra aula" manda msg - "encotrei a beltrana" manda msg, "ela me contou que ", manda msg...assim vai. Não consigo, tenho que fechar o raciocínio. Não sei se isso incomoda alguem, mas fazer o quê, sou assim.
O msn gera um novo tipo de relação, com suas próprias regras. Mas no fim, acaba sendo como no cotidiano mesmo. Relacionamento humano é sempre igual, independente da forma que é exercido.
Quando pensei no assunto, imaginando escrever algo no blog, pensei muito mais coisa. Mas talvez pelo fato de ter tomado um pack de cerveja e mais umas taças de vinho, estou mais lerda do que o normal.

3 comentários:

Ailton Vieira disse...

Apesar das raivas que a gente sempre passa, vejo a internet como uma grande solucionadora de problemas. Viu só? Papo bom esse de hoje, né? Brigadão pela companhia madrugada a fora. Bjão!

Unknown disse...

Bom! Como estou virando leitor assíduo....
Acho que a melhor forma de ocmunicação no msn é a tua mesmo. Pois mandar frase por frase além de ser chato, é horrível. Principalmente quando a janela está minimizada e fica tocando a musiquinha sem parar. O pior é quando a pessoa digita a primeira frase, tu maximiza a tela e não consegue ler pq a pinta está digitando e tu tentando subir na barra de rolagem...é uma doidera. Mas ainda temos os emotions que simplesmente substituem palavras ou partes de palavras. Um emotion de um carinha balançando a cabeça negativamente substitui "nem" e dae se tu quiser escrever ENEM vai amarecer E(carinha balançando a cabeça) É HORRIVEL!!!!

Eu mesmo disse...

Alcólatra!

:P