Ah, expectativas... Isso é definitivamente um praga.
Uma vez li uma crônica da Martha Medeiros (sim, eu gosto dela) em que ela dizia que idealizar alguém ou algo é a pior coisa que podemos fazer, pois a realidade mais cedo ou mais tarde irá se fazer presente. Verdade.
Hoje estou com meu lado pessimista aguçado...Não sei bem porque, mas sei que ao longo dessa minha vida, já me decepcionei muito com os outros. Claro que constantemente me decepciono comigo mesma, mas por alguma razão, quando acontece com outra pessoa é pior, pelo menos no meu ponto de vista.
Nada de mais aconteceu que fizesse com que eu tivesse vontade de escrever sobre isso, mas essa questão envolvendo relacionamentos, em qualquer nível (amizade, amoroso, familiar, profissional), é algo que sempre me faz pensar. Inevitavelmente as pessoas magoam as outras, mesmo sem querer, faz parte da natureza humana( se é que ela existe). Algumas pessoas lidam bem com essa constatação, outras não. Eu fico no segundo grupo pois tenho a tendência filha da puta de idealizar os outros, razão pela qual a tal crônica da Martha me marcou. As vezes as pessoas que tu acha que estariam ao teu lado nos momentos ruins não estão...as vezes nem nos bons. E a verdade é que cada um tem a sua vida e seus problemas e exigir presença e atenção constantes é um erro estúpido e egoista. Mas saber isso em um nível consciente e de fato aplica-lo na vida são coisas muito distantes...Daí minha constante decepção com os seres humanos em geral.
Não adianta, o fato é que não podemos esperar dos outros aquilo que gostariamos que fizessem, fazê-lo é pedir para quebrar a cara. Esperar certas atitudes e imaginar cenários e acontecimentos são atitudes bonitas em poemas e filmes, mas no dia a dia, é muito perigoso. Cada vez que imaginamos algo para acontecer em um futuro, distante ou não, estamos nos colocando em um posição arriscada, na qual a possibilidade da frustração é muito maior do que da realização, ainda mais quando essa imaginação não depende apenas de nós, individualmente. Se não conseguimos colocar em prática muito do que desejamos e que depende apenas de nossas próprias atitudes, imagine quando depende de outros fatores? Um clichê que não é realísta é aquele que diz "Querer é poder". Quase sempre querer não é poder, se o querer depende de terceiros.
Pois bem, não sei...Só sei que amanhã é segunda feira, tenho que trabalhar (infelizmente), terei que fazer uma peça processual chamadas embargos de divergência, que eu nem sei bem o que é mas quu deve estar pronta até terça, e que no momento, mataria a primeira pessoa que passasse pela minha frente e me desse o mínimo motivo para tal.
Boa semana para todos! (ironia não se expressa em palavras, que merda).
Um comentário:
Me espantou o fato de tu teres um blog e eu sequer saber. Eu que tinha um blog muito bala que tratava mais ou menos dos mesmos assuntos que tu. Lendo me veio algumas coisinhas: Primeiro que tu tem razão ao dizer que esperar demais das pessoas é pedir pra se decepcionar. Sempre foi o tipo de cara com pé atrás com as pintas. Mais ou menos com a letra do Titãs "não confio em alguém com 32 dentes". Esse pessimismo, se assim achar que é, é útil para várias coisas, dentre elas não ser ingênuo e acabar em armadilhas "humanas" como várias amigas nossas já caíram e a tua citada decepção. Tá longo esse comentário, mas tive um momento nostálgico do meu blog (que acabei expirando a senha e não posso mais atualizar, mas tu pode visitar).
Bjão
Postar um comentário