Ninguém respeita a Constituição MESMO

Art. 22 - Fazer, em público, propaganda:
II - de discriminação racial, de luta pela violência entre as classes sociais, de perseguição religiosa;
Art. 23 - Incitar:
I - à subversão da ordem política ou social;
II - à animosidade entre as Forças Armadas ou entre estas e as classes sociais ou as instituições
civis;
III - à luta com violência entre as classes sociais;
Indignação. Esse é o sentimento que sinto desde ontem a noite, ao ler uma reportagem na Zero Hora que dizia que uma Procuradora da República enquadrou o MST nesses artigos.
Pasmem, esse são dois tipos penais previstos na Lei 7170/83, mais conhecida como Lei de Segurança Nacional. Sim, isso mesmo, uma dignissima representante do Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul conseguiu fazer a proeza de desencavar uma lei (não revogada tacitamente mas contrária a Constituição de 88) que colocou em prática a Doutrina de Segurança Nacional do nosso "querido e amado" regime militar e distorceu a mesma para fuder o MST.
Em primeiro lugar, não vou dizer que sou cega a ponto de não ver que o MST tem problemas. Óbvio que tem gente ali dentro que já se esqueceu a muito tempo do objetivo inicial, LEGITIMO, do movimento, que é a reforma agrária. Se os integrantes cometem crimes durante invasões, serão passíveis de punição como qualquer pessoa. Mas, por favor, isso foi demais!
Essa lei não foi revogada. Mas em 1988, foi promulgada nossa Constituição vigente, democrática, que prevê, em seu art. 5º, um enorme rol de direitos fundamentais. Não podemos NUNCA esquecer que nossa Carta Magna é resultado de um processo democrático, que procurou acabar com o regime autoritário e ditatorial que o país vivia desde 1964.
O que me surpreende é como, uma mulher que fez um dos, senão o mais, dificil concurso do país, esqueceu algo que aprendemos no primeiro ano de faculdade de direito! A Constituição não é uma lei qualquer, ela é A LEI, suprema, soberana, sob a qual todas as outras devem se curvar. Portanto, nenhuma lei ordinária, complementar, decreto, o caralho a quatro, pode ir de encontro à Constituição. Se eu sei disso, ela deveria saber muito mais.
Recentemente, um movimento encabeçado por alguns membros do Ministério Público Estadual tem feito campanha para criminalizar o MST. Discordo, mas cada um tem direito a sua opinião. Agora, isso que é essa imbecil fez vai além de qualquer lógica moral ou jurídica. Eu, que sempre me coloquei abaixo do cú do cachorro e que acredito não ter capacidade para passar num concurso fudido como é este, vejo mais do que nunca que não só posso mas devo tentar fazê-lo. Porque se uma pessoa assim passou, porque não posso eu? Posso não ter capacidade de lembrar artigos e dispositivos de leis, mas isso não significa porra nenhuma, e esse episódio mostra isso claramente, ou seja, que ninguém está capacitado para exercer uma função importante, que é a de representar a sociedade em casos de interesse coletivo (latu sensu) só porque é bom em decorar leis.
Ai que raiva. Renato Russo está certo. Ninguém respeita essa merda de Consituição, ninguém respeita essa porra de Democracia. Esse país tem mais é que se fuder...Fico muito puta, muito mesmo.
Gente, esse é o art. 5º, que tem 78 inicisos. Coloquei aqueles que estão relacionados a essa questão. Agora pergunto, precisa de diploma em direito para saber ler esses dipositivos e comparar com os de cima e concluir que são absolutamente incompatíveis?????
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
...
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
...
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
...
XVII - é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;
XVIII - a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento;
...
XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado;
Pelo amor de Deus...encerro meus argumentos. Jurídicos, pelo menos, porque ideológicos e históricos não. Não sobraria espaço nesse blog.

Amo vocês!

Homenagem às pessoas mais importantes em minha vida. Não é 20 de julho, mas azar. Não sei o que seria de mim sem a família que escolhi.

P.S: Nem que eu quisesse conseguiria escrever algo parecido com esta pérola do já citado Oscar Wilde. Então, tomei a liberdade de usar seu texto, pois expressa exatamente o que sinto e penso.
P.S 2: Não estou bêbada, este não é um momento "te considero". É só um momento, nada mais.

Loucos e Santos(Oscar Wilde)

"Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila.

Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos.

Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo.

Deles não quero resposta, quero meu avesso.

Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco.

Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta.

Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria.

Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto.

Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade.

Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça.

Não quero amigos adultos nem chatos.

Quero-os metade infância e outra metade velhice!

Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa.

Tenho amigos para saber quem eu sou.

Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril."

Click

"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe."
Oscar Wilde
Engraçado como são as coisas. Acho que foi quinta que achei essa frase desse escritor maravilhoso (quem não leu O retrato de Dorian Gray, leia!) e copiei em um papelzinho. Pois não é que ontem, assisti um filme que versa exatamente sobre isso?
Quem estava lá sabe que estou falando do filme Click, aquele sobre um cara que ganha um controle remoto que controla tudo. Era aniversário da Lurdinha, estavamos todos felizes, de pança cheia e com uns litrinhos de ceva pra esquentar a noite (paradoxal tomar cerveja no inverno, mas alcool é alcool) e decidimos assistir um filme. Dentre as opções, escolhemos aquela que parecia a mais tranquila, uma comédia enlatada, bem estilo Hollywood. E o filme tem tiradas engraçadas...no início. Porque do meio para o fim, percebemos que de comédia não tinha nada, era um baita drama que fez todas as mulheres do recinto chorar.
Em resumo, o cara acha o máximo "pular" as cenas chatas da vida, as brigas, as jantas com os pais, o tempo perdido no tráfego, os obstáculos profissionais. O cara achava a vida uma merda, sem reconhecimento do chefe, sem dinheiro para comprar carros, aparelhos de última geração. Reclamava, reclamava e reclamava. Passava a vida pra frente, esperando o dia em que seria feliz e satisifeito. No fim, jogou a vida fora e obviamente se arrependeu. Sim, é bem aquele filme norte-americano com moral no fim, do tipo "aproveite a vida pois não sabemos o dia de amanhã". Clichê? Sim, mas muito verdadeiro.
Eu parei de reclamar do meu trabalho. Não é a melhor coisa do mundo? Não. Mas também não é a pior. Estou tentando parar de viver sempre pensando no futuro: no futuro as coisas vão melhorar, no futuro eu vou ter dinheiro, no futuro vou ter um emprego legal, no futuro vou achar um cara muiiito legal, no futuro vou pegar uma mochila e conhecer o mundo, etc. Estou esperando esse futuro há anos. E agora passaram 25 e eu não quero continuar esperando nada. Por isso, estou tentando aproveitar e deixar rolar. Claro que as vezes as coisas não dependem apenas de nós, mas pelo menos o chute inicial eu tento dar. Vamos ver se essa resolução não vai se dissipar, como acontece muitas vezes em nossas vidas. Já dizia o gênio Saramago em O homem duplicado: "Ao contrário do que em geral se pensa, tomar uma decisão é uma das decisões mais fáceis deste mundo, como cabalmente se demonstra pelo fato de não fazermos mais nada que multiplicá-las ao longo de todo o santíssimo dia...".
Então é isso, aproveitar o que der, valorizar os momentos legais, as pessoas que gostamos. Não há nada melhor do que isso. E acima de tudo - para mim, principalmente - parar de pensar nisso e agir. Porque não dá pra ficar lendo Oscar Wilde e Saramago, achando lindo, e continuar cometendo os mesmos erros. Viu Patrícia??

Nave do Gozo

Nada como terminar a semana com boas risadas...Hermes e Renato se superam na bobagem de duplo sentido! Hahahahaha!


Nave do Gozo

Senta o bumbum na cadeira
Segura no câmbio, vamos decolar
Nossa viagem é longa
Não seja precoce, tente segurar
Menino ou menina, coluna do meio
Quem dá ré no quibe também vai gostar
É o bonde do Gozo partindo pro espaço
Vem nessa com a gente, vamos viajar!

Vem, vem, pra minha nave espacial
Vem, vem, sou um palhaço sensual

Bala, sorvete, pipoca
Rola, pirulito, pra você chupar
Sacanagem é pouco zoeira
A nave do Gozo é pra se lambuzar
Tocar nas estrelas, brincar no espaço
Um buraco negro vamos explorar
Venha e não tenha medo
Segure na minha, e vamos voar!

Vem, vem, pra minha nave espacial
Vem, vem, sou um palhaço sensual
Vem, vem, pra minha nave espacial
Vem, vem, vamos fazer um bacanal
Na minha nave espacial
Vamos fazer um bacanal
Na minha nave espacial

Amores

Veio de mansinho

Totalmente inesperado

Ganhou meu coração

Embora tenha manias quase insuportáveis

E tenha uma tendência desgraçada de fazer cagadas

Faz parte

Qualquer relacionamento possui altos e baixos

Amor e ódio

Dias em que nos arrependemos de ter iniciado

E que temos a certeza de que estaríamos melhor sozinhos

Ledo engano

Tudo isso faz parte

E sempre vale a pena

Te amo demais meu amor!



HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHHAHAH

Só eu me presto...Esse bichinho está me levando a loucura, mas já me apeguei demais...Quem quiser dar dicas sobre como evitar merda em tapetes e lugares impróprios (como no meio da sala) por favor, não hesite em me procurar!

Presentes

Hoje acordei chorando. Mas não foram lágrimas de tristeza, e sim de felicidade. O mesmo choro de dois anos atrás. Talvez escrever não seja o suficiente para explicar como é bom receber uma ligação de alguém que está longe mas que lembra de ti.
Quem tem sorte nessa vida tem alguns amigos, uma meia duzia, no máximo. Alguns passam a ter um papel tão grande e significativo em nossas vidas que passam, apesar de ser um clichê isso que vou dizer, a fazer parte da família. São pessoas sem as quais é impossivel se imaginar. Eu tenho muita sorte nesse aspecto em minha vida, tenho amizades preciosas, sólidas, mais do que especiais, que me colocam de frente com todo o ceticismo acerca de relacionamentos.

Minha irmã de coração, minha amiga que eu tanto amo, que faz parte de mim há 10 anos, me ligou do sul da Índia! Meses se falando por orkut, por email, meses nos quais eu sabia, somente pelo mundo virtual, que ela estava passando por um turbilhão emocional, sem poder tentar ajudar, e ela me liga hoje, as 8.30 da manhã, e pro celular ainda! Foi uma conversa absolutamente normal, ela perguntou da Salô, minha filha canina que tem esse nome exatamente em "homenagem" à ela, (que tinha uma cusca linda com esse nome) falou do país, das diferenças culturais, das mudanças na vida dela, dos problemas que ela ta tendo que enfrentar. Eu falei um pouco da minha vida, das minhas crises, da Salô. Totalmente normal, parecia que ainda morávamos há duas quadras uma da outra. Mas ao fim, começou a subir um nó na garganta e quando me despedi, já estavam caindo umas lágrimas, que vieram com tudo depois. Mesma reação que tive quando uma outra grande amiga minha, uma pessoa mais do que especial, com quem tenho uma relação que foi, diversas vezes, conflituosa, mas que faz parte da minha vida há nada menos do que 20 anos (e que fará parte até o fim, com certeza), ligou no dia do meu aniversário lá de Barcelona, há dois anos. Daquela vez, como eu não tinha que sair pra trabalhar, fiquei aos prantos acho que mais de 30 minutos. Mas pranto bom, de emoção boa.
Na real, estou sentada aqui tentando entender o porquê dessas reações tão emotivas. Sei lá, me surpreendo, talvez porque não tenha noção do tamanho da importância que essas relações tem pra mim, talvez por perceber que apesar das voltas da vida, apesar de brigas, desentendimentos, afastamentos, esse amor (porque amizade é uma forma de amor) é genuíno, verdadeiro. Saber isso dá um alento, uma sensação de que sim, há coisas boas nessa vida.
Tive que interromper esse post várias vezes, por razões profissionais mas também porque fico toda manteiga derretida, até escrevendo. Hoje meus planos eram de escrever algo "up", divertido, tirando um sarro com essa data maldita (sim, há uma ponta de recalque nesse comentário). Mas surpreendentemente, ganhei esse presente da Manuzinha. Presente inigualável.

"Adevogados"

"Comecemos pelos jurisconsultos. Julgam-se os primeiros sabedores do mundo, e não há mortal que se admire tanto quanto eles quando, como Sísifo, rolam sem cessar para o alto de uma montanha, enorme rochedo que tomba de novo mal atinge o pico, isto é, quando entrelaçam quinhentas ou seiscentas leis, sem cuidar se têm alguma relação com as questões tratadas, quando amontoam glosas, citações sobre citações, quando fazem com que o vulgo pense que a sua ciência é coisa dificílima, persuadidos de não haver nada mais lindo que o que custa muitas dores e muitas fadigas"

Erasmo


Cada dia que passa, tenho mais certeza que não nasci para a advocacia, especialmente a privada. É foda, advogado precisa pagar as contas e para tanto, precisa cobrar pelo serviço prestado. Beleza. Mas é foda desconsiderar as pessoas atrás dos processos. Bom para quem consegue, bom para quem quer isso da vida. Mas eu não consigo, se for depender da advocacia para o resto da vida, vou morrer pobre. Felizmente (ou in, não sei) morreria pobre mas feliz, com a certeza de que o conhecimento adquirido na faculdade e na prática seria utilizado na tentativa, mínima e nem sempre bem sucedida, de fazer algo remotamente parecido com justiça. Enfim, meu caminho é o serviço público, o problema é achar tempo e neurônios extras para passar num concurso.
Eu escrevi um poema triste
E belo, apenas da sua tristeza.
Não vem de ti essa tristeza
Mas das mudanças do Tempo,
Que ora nos traz esperanças
Ora nos dá incerteza...
Nem importa, ao velho Tempo,
Que sejas fiel ou infiel...
Eu fico, junto à correnteza,
Olhando as horas tão breves...
E das cartas que me escreves
Faço barcos de papel!

Mario Quintana - A Cor do Invisível

Mais do mesmo

Conversando agora há pouco com o Bruno, ele saiu do msn e foi atender a um "chamado da natureza". Nesse meio tempo, me sugeriu uma comunidade do orkut chamada "Quero status estou cagando no msn" (aliás, esse tipo de criatividade que a gente encontra em algumas comunidades no orkut faz valer a pena manter aquela nhaca). E isso me fez pensar que aqueles status que temos disponíveis no msn são, de fato, limitados. Algumas idéias para um msn mais verdadeiro e menos hipócrita e politicamente correto:
1- Fui ao banheiro - Considerando que temos basicamente dois chamados da natureza distintos, esse status seria claro e menos escatológico, mas dá uma idéia de que de fato, estamos ausentes e impossibilitados de falar com nossos contatos.
2- Online mas não afim de falar - Isso serve para aquelas pessoas que gostam de ficar online pra "ver o movimento" mas que não estão muito afim de papo. Na real, é só entrar offline, mas sei lá, tem gente que as vezes ta esperando alguém específico entrar e prefere se manter "disponível".
3- Ausente para alguns - Serve para aqueles que selecionam status como ausente, ocupado, qualquer merda, mas que usam isso como desculpa pra não responder quando lhe convém. Eu sou simples e prática: não quero falar? bloqueio e pronto. Mas nem todos são assim, então esse status seria, pelo menos, mais honesto.
4-De mau humor - Eu usaria muito esse. Quer dizer, nem tanto, porque, como já disse, se não to afim de papo, entro offline ou bloqueio. Mas pelo menos explica aqueles diálogos monossilábicos que a gente eventualmente encara (ou faz os outros encarar).
5- Estudando ou Trabalhando - Seria muito utilizado. Eu uso muito msn no trabalho, e por isso as vezes sumo, ou demoro pra responder, não por vontade própria, mas porque o chefe está por perto, ou porque estou fazendo algo importante e não dá pra parar o raciocínio, enfim. Seria uma variante do ocupado, porém mais específica.
6- De Ressaca - Seria bastante utilizado nos fins de semana. Alerta as pessoas que eventualmente queiram falar contigo de que o papo não será dos mais produtivos...
7- No orkut - quem tem, entra no email e depois no orkut. Alguns mais aficcionados ficam horas fuçando o perfil alheio, mudando as fotos (já que agora da pra ter zilhões de álbuns com tetrazilhões de fotos), procurando comunidades criativas e/ou toscas, enfim. E aí o msn fica secundário...Então seria útil para alguns.
8-Estou falando com diversas pessoas - Evita aquela sensação de monológo...Já escrevi antes que eu não tenho capacidade de falar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo, mas quem tem, podia usar esse status e evitar mágoas de pessoas afobadas que gostam de respostas rápidas (como eu!). Evitaria conflitos.
Fico pensando que ando meio sem idéias para retomar esse assunto de msn. Já pensei em escrever sobre o orkut, essa coisa que acaba dominando a vida de muita gente, mas acabo caindo no mesmo assunto. Sei lá, coisas meio inexplicáveis, bate a inspiração do nada. Mas tenho certeza que mentes brilhantes como as do Antônio, da Renata e da Laura juntas, iriam criar status absolutamente incriveis e totalmente excelentes.